Close
Curiosidade

 A ideia por trás deste projeto era reduzir drasticamente o arrasto criando um invólucro totalmente inflado ao redor do piloto sem comprometer a segurança.

Fiz a primeira versão em 2006. Era um pequeno proto amarelo engraçado que voei em algumas competições locais e as pessoas começaram a chamá-lo de “submarino amarelo”. Isso foi antes de eu vir para a Ozone – naquela época eu também projetei um para Bruce Goldsmith, que ele usou no Campeonato Mundial em 2007.

Reiniciamos o projeto em 2017 e havia grandes problemas estruturais e aerodinâmicos a resolver para que fosse um produto viável. Uma grande quantidade de trabalho computacional e modelagem foi realizada pelo co-designer, Fred Pieri, para desenvolver e testar protótipos.

Mal conseguimos terminar três arreios para a Superfinal antes de nossa fábrica fechar devido à Covid. Não tivemos muito tempo para treinar com eles ou avaliar completamente o desempenho, mas sentimos que esta geração está finalmente pronta para ser testada ao mais alto nível de competição.”

Prevemos que o trabalho de desenvolvimento deste projeto continuará nos meses seguintes à Superfinal. Felicidades de toda a equipe Ozone e desejamos felicidades a todos os pilotos da Superfinal. Estamos ansiosos para acompanhar a corrida!

O submarino é um arnês de baixo arrasto e alto desempenho para voos sérios de XC e competição. É o resultado de um processo de desenvolvimento de 5 anos que incluiu testes extensivos, pesquisas em túnel de vento e uma fase beta prolongada com a cooperação de alguns dos principais pilotos de competição do mundo.

O formato competitivo da Copa do Mundo de Parapente nos permitiu voar versões certificadas do arnês para testar e desenvolver o arnês em condições reais. Agradecemos aos pilotos que se dispuseram a experimentar as diferentes versões enquanto a equipe de design descobria o que funcionava e o que não funcionava. Devemos agradecer ao PWC por ser uma grande série de competição que ajuda a melhorar o desempenho e a segurança do nosso esporte.

Acreditamos que o design final em seus vários tamanhos provou que a substituição do seu chicote atual pelo Submarino provavelmente resultará em uma vantagem de desempenho maior do que atualizar sua asa com um modelo mais novo. Acreditamos que é um grande avanço no design de chicotes e esperamos que todos os pilotos possam se beneficiar destes 5 anos de trabalho de desenvolvimento.”

Foto: Steve Hamart